quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GRANDES ERROS: LADEIRAS MISTERIOSAS



Quem já não ouviu falar de estradas em que os carros em ponto morto sobem onde deveriam descer? Pessoalmente nunca vi, mas já ouvi falar de uma ladeira misteriosa no Algarve perto de Boliqueime, e de outra no Minho, perto de Braga. Este vídeo, legendado em português pelo professor de Ciências Físico-Químicas Carlos Portela (o seu blog sobre vídeos de ciência está aqui e uma lista de vídeos por ordem de número de visualizações está aqui), mostra que se trata de uma mera ilusão de óptica.

13 comentários:

James Harris disse...

Já estive por duas vezes na do Minho, junto ao Bom Jesus de Braga. É uma experiência divertida. O que se diz por lá é que aquilo se deve a um meteoro magnético que terá caído naquele local e que atrai os carros.

Anónimo disse...

Olá Carlos

Ladeiras que se sobem sozinhas, nem conhecia, nem depois de ver este vídeo, ficarei a conhecer alguma vez.
No entanto gostaria que comentasse um fenómeno que ocorre na serra da Arrábida em determinado troço da estrada (quer seja feito a subir ou a descer) os automóveis parece que perdem potência. Mesmo quando é feita a descer com balanço, naquele troço parece que o carro abranda e não puxa na proporção da aceleração dada ao motor. Já experimentei com diversos carros, velocidades e potências.

Anónimo disse...

Sim, há ladeiras que se sobem sozinhas. Não, não se trata de uma «mera ilusão de óptica»

Anónimo disse...

Embora seja religioso, acho inteira pertinência em muitas críticas mordazes que Richard Dawkins faz à religião.

A "Santa da Ladeira" também merecia alguma atenção por parte da ciência, embora se trate de outro tipo de questão completamente diferente.

Em todo o caso, sempre tem qualquer coisa a ver com ladeiras.

Anónimo disse...

Vivo em Braga há já alguns anos, e, devo confessar que o fenómeno que se passa com a "ladeira" circundante ao Bom Jesus me atrai bastante. Sei que não deixa ninguem que por lá passa indiferente, porque realmente aquilo (suposto fenómeno!!) é realmente estranho!!! Ouvi já a explicação da ilusão de optica, entre outras. Sinceramente... acho divertido realizar a experiência e deixar somente a imaginação a divagar :)

Anónimo disse...

Devo esclarecer que a de Boliqueime, verificada com teodolito, tem um desnivel de 2,15 metros em 800 metros de comprimento.

Anónimo disse...

Já passei uma tarde numa destas ladeiras na serra do Alvão e só de lá saí por exaustão da pessoa que ia comigo. Encontrei-a por acaso -- quando vou devagar ou em passeio ponho frequentemente o carro em ponto morto nas descidas -- e não levava quaisquer aparelhos mas, aparentemente, via-se a linha de horizonte e a inclinação, também aparentemente, seria demasiada - lembro-me de na altura a calcular em cerca de 10%, o que vale o que vale... - para ser uma ilusão de óptica. Ainda que as ilusões se caracterizem por isso mesmo...
Já encontrei outras situações, mas sem as mesmas intensidades de inclinação e de aceleração. Existe uma perto do Piodão, que não conheço mas me foi testemunhada pelo meu Pai, embora aí, tanto quanto me recordo da tografia, não se via linha do horizonte, por estar tudo entre montanhas.
Sempre pensei que estes "fenómenos", de tão comuns, fossem pacíficos na sua explicação física. Enfim: vou passar a andar com um nível no carro

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de estar na ladeira de Braga, ao pé do Bom Jesus, onde há 1 restaurante gerido por frades de um convento de Braga onde se pode ir sem se perceber de vinhos. Se n me disessem q estava vesgo nem queria acreditar. É uma sensação engraçada, a experiência em que a vista e aquele lobo do cérebro com nome esquisito se unem para nos divertir. 100 gramas de haxe não valem 1s da cena. É uma verdadeira ode ao divertimento. Ao fim de 5min estava tonto.

Anónimo disse...

Há anos parei em ponto morto numa ladeira com essas caratcerísticas, entre as Furnas e a Ribeira Quente, e deixei o carro recuar a muito razoável velocidade. Claro que eu já descobrira tempos antes o fenómeno. (Para quem conhece a estrada, e queira experimentar, é depois da primeira curva a seguir aos túneis.) Ia com uns rapazes brasileiros, que visitavam a ilha pela primeira vez. O seu espanto foi enorme. No último dia de cá estarem, um deles disse que, mais do que as caldeiras e tudo o resto, foi aquela "descida" que sobe que mais o impressionou. É uma ilusão de óptica que resulta de a ribeira descer entre montes que são mais altos para jusante.
Esse fenómeno pode acontecer numa estrada ladeada de árvores do mesmo porte e a distâncias regulares. Aconteceu-me numa com pinheiros mansos, indo de bicileta, e pensei que as engrenagens tivessem emperrado, pois eu tinha de pedalar com imensa força julgando estar a descer.

paulu disse...

Este vídeo está excelente, seja a explicar, seja no humor. Mas não concordo com a aplicação do adjectivo «mera» a uma ilusão de óptica. Bolas! Uma ilusão de óptica é muito mais interessante e divertida que qualquer fantasma.

Manel disse...

Existe uma ladeira misteriosa na Serra da Boa Viagem. Aí usei um nível mais primitivo: urinei em plena estrada.

Ana disse...

TEnho um video que o prova, estive lá durante uns 5 minutos sempre a subir, em ponto morto, em terceira, sem pés no acelarador... no Geres, perto de uma antiga central hidraulica. Andei perto de 1km com o carro a subir. Sem qualquer duvida que o carro estava numa estrada completamente inclinada onde nao ha sombra para duvidas que a estrada estava a subir. Nao ha qualquer ilusao de optica. Não ha mais nenhuma explicação??? nao me parece ter nada de misticismo.. mas tem de haver uma explicaçao física. Ninguem mais sabe ? Obrigada Ana

Anónimo disse...

Porto,22/09/2010

Boa noite a todos, no passado domingo a caminho do Piodao, aproxidamente a 6 km de Foz De Egua (localidade vizinha da vila de Piodao), o meu namorado teve s sensação que o carro em certas alturas e em algumas descidas, o carro contratriamente ao esperado não aumentava de velocidade mas sim uma certa inercia; uma das vezes paramos numa pequena descida ( sem duvida era a descer) para tirar umas fotos - não saimos do carro,em ponto morto; pé no travão, ao tirar o pe do travao o carro começou a subir e aumentando a velocidade. Nao foi ilusao de optica, experimentamos varias vezes no mesmo local e depois noutros locais ao longo do percurso. filmamos. se não estivesse lá tb tinha dificuldade em acreditar. nas grutas da moeda(Fatima) falamos com conhecedores de geologia, espeologia e falaram-nos deste tipo de fenomenos noutros pontos do pais e do mundo - NÃO É ILUSÃO DE OPTICA...visitem o piodao e experimentem...

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...