domingo, 18 de novembro de 2007

Carl Sagan sobre astrologia

4 comentários:

Anónimo disse...

Carl Sagan era um astrólogo moderno. Ele acreditava (sem demonstração empírica nenhuma) que nós somos poeira estelar, agregada por uma série de acidentes cósmicos.

À sua maneira, ele aceitava que a origem, o sentido e o destino das nossas vidas dependiam essencialmente da origem, do sentido e do destino das estrelas.

Além disso, com base no seu livro Contacto, ele inspirou e promoveu o programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), para procurar aliens.

Carl Sagan andava à procura do mínimo sinal que pudesse indiciar inteligência extra-terrestre, ao mesmo tempo que descartou o DNA mais do que concludente como evidência de um Criador.

Carl Sagan estaria disposto a usar o critério da complexidade especificada e integrada para afirmar que um sinal que veio do espaço denota a presença de inteligência extra-terrestre.

Porém, ele recusava-se a aplicar o mesmo critério ao DNA para denotar que o mesmo contém quantidades inabarcáveis de informação e meta-informação incomparáveis com as propriedades atómicas dos detergentes ou dos cristais.

Os escritos de Carl Sagan mostram que ele conhecia o livro de Génesis.

No entanto, ele rejeitou esse relato divinamente inspirado e único na antiguidade, e preferiu em vez disso imaginar um Universo acidental, sem sentido e sem propósito, caracterizado por milhões de anos de morte, doença, sofrimento, derramamento de sangue e violência.


Escusado será dizer, que esse Universo é uma pura construção da cabeça de Carl Sagan.

Os factos em si mesmos (v.g. sintonia do Universo para a vida; singularidade da Terra; extrema complexidades especificada e integrada do DNA; evidência de catastrofismo nas rochas e nos fósseis; ausência de evidência fóssil de evolução gradual) apontam num sentido totalmente diferente.

Pedro disse...

Se mais evidências contra creacionismos e designios inteligentes S.A fossem necessárias,todas poderiam ser encontradas no comentário anterior.Nao me surpreende minimamente que seja anónimo.

Anónimo disse...

O Pedro bem tenta... mas não consegue.

Celso Renato disse...

Sr. Anônimo fala tanta besteira que bem faz em não se revelar. Sgan nada tinha de astrólogo, nunca disse que poderia por exemplo prever o futuro das pessoas com base em contelações.
O projeto SETI é um projeto científico sério, que já existia antes do livro citado, e de novo, nada possui de místico, muito pelo contrário. Sobre o universos ser "sem propósito, caracterizado por milhões de anos de morte, doença, sofrimento, derramamento de sangue e violência", pergunto onde o sr. vive?
Por esse sim é nosso universo. Violencia gerada aliás em grande parte pelocristianismo que o sr. parece defender. Afinal, foram os bons cristãos europeus que cometeram verdadeiros genocídios na Ámerica e na África não? Isso sem falar nas extinções em massa que ocorreram no planeta em milhões de anos. Ah, e claro, na verdade essa nem é uma idéia de Sagan,mas sim de vários outrops cinetistas antes e depois dele.
Por fim, chamar o Gênesis de relato divinamente inspirado, é no mínimo chauvinismo, pois vários outros povos da antiguidade possuem mitos diferentes sobre a origem do universo e da vida, alguns inclusive mais antigos, como os Vedas hindus. Ah, e claro, pode ter certeza de que as evidências de evolução lenta e gradual são muitas.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...