terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ciência e Ficção Científica


O programa Câmara Clara da Dois de 30 de Setembro de 2007 foi dedicado à interacção da ciência com a ficção científica. Mais informações aqui, onde o vídeo do programa pode ser visto.

Foi há exactamente 50 anos que a espécie humana conseguiu colocar no espaço um satélite. Sputnik, "companheiro de viagem" em russo, representa não apenas o início de uma volta radical nas tecnologias aplicadas ao quotidiano como transfigurou a geopolítica e a cultura pop do seu tempo. O físico Carlos Fiolhais e o autor de ficção científica João Barreiros vão rever o extraordinário impacte de Sputnik nos nossos destinos e debater sobre os contributos da Ciência para a Ficção e da Imaginação para a Ciência, numa emissão que lhe traz ainda a Festa do Cinema Francês; Julian Barnes e o seu último romance, sobre Conan Doyle; os concertos de abertura da temporada Gulbenkian; Beatriz Batarda e Luis Miguel Cintra na peça de Ibsen que esta semana estreou na Cornucópia.

5 comentários:

JSA disse...

Não foi há exactamente 50 anos, foi no dia 4 de Outubro, ou seja, depois de amanhã fará 50 anos. Por outro lado, ainda que Sputnik signifique realmente "companheiro de viagem", esqueceram-se da tradução mais óbvia da palavra: "satélite".

Bruce Lóse disse...

O comentário de f.dias, no post anterior, onde se lê "O problema dos cientistas puros, na pura acepção clássica, que não têm culpa de nada, é o facto de estarem dominados por ubíquos tecno-engenheiros-empresários comercializadores de produtos de alta voluptuosidade" parece-me a constatação mais verdadeira sobre a influência disto no imaginário dos cientistas puros que acabam em tecno-engenheiros-empresários.
Será que a ciência precisa mesmo do imaginário-pessegada?

É como ter pena que ainda não haja um MP3 com máquina fotográfica, porque máquina fotográfica com MP3 já eu tenho. E lamentar a cambada de inúteis que são esses cientistas amorfos que se deixam ultrapassar constantemente pela ficção. Caramba. Com tantos assim, e tinham que mandar a Laica.

Bruce Lóse disse...

ops... será Leica?

JSA disse...

Leica é a câmara fotográfica adoptada por Henri Cartier-Bresson e Robert apa, entre outros. A mais mítica câmara do mundo. Laika (penso que com "k") era a cadela que se tornou o primeiro animal no espaço (se bem que apenas na sputnik 2).

Bruce Lóse disse...

jsa,

Obrigado pela observação. Aliás, não sendo o Capa nem o Brassaï, ofereço um terno de sofás a quem tiver uma Summicron-R 35mm f2 que queira despachar.

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...