quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sociedade da Terra plana?


Uma das citações mais conhecidas de Mark Twain diz que «É melhor manter a boca fechada e parecer estúpido do que abri-la e não deixar margem para dúvidas».

Sherri Shepherd, a nova fazedora (?) de opinião no programa «The View» da ABC, ou nunca leu Mark Twain ou não gostou do conselho. Num programa que nesta altura bate recordes de visualização no YouTube e afins, Sheperd anunciou peremptoriamente «não acredito na evolução, ponto» uns momentos antes de se declarar indecisa sobre se a Terra é plana ou arredondada. Mais concretamente, quando inquirida por Whoopi Goldberg respondeu:

«I don’t know. I never thought about it Whoopi. Is the world flat? I never thought about …I…I…No….But I’ll tell you what I have thought about. How I’m going to feed my child, take care of my family. ‘Is the world flat’ has not been an important thing to me.»

Como a maioria dos americanos (com algumas excepções, mesmo excluindo os membros da Flat Earth Society, anteriormente conhecida como a Universal Zetetic Society), pergunto-me o que estava na cabeça de quem escolheu para fazedora de opinião uma pessoa que não tem a certeza se a Terra é redonda - seria divertido interrogá-la sobre o que pensa ser a evolução, nem sequer imagino que disparates sairiam daquela cabecinha pensadora...

25 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o problema reside exactamente nesse ponto. As pessoas opinam nomeadamente sobre a evolução sem sequer saber do que se trata. Começam a imaginar qualquer coisa e respondem a qualquer imagem que lhes venham a cabeça. De facto as pessoas têm uma tendência formidável para inventar. O mesmo acontece quando as provas são claras sobre determinado objecto de descoberta e as pessoas estagnaram no século 5 antes de cristo. Há uma falta de conhecimento de facto por parte da maior parte da população e depois saiem cá pra fora comentários absurdos e ridiculos sobre n questões.

Anónimo disse...

Um dos culpados é o actual frenesim televisivo que fez brotar uma fauna de comentadores-que-sabem-sempre-tudo acompanhados por moderadores com pouca margem de manobra (intelectual, cultural, laboral ou outra qualquer) para contestar.

Anónimo disse...

Parece engraçado que os mesmos que sustentam hoje a teoria da evolução sao os mesmos que sustentaram um dia que a terra era plana e sustentada por 2 elefantes e 1ma tartaruga, no entanto ainda nao conseguiram provar o realismo da 'sempre teoria' da evolução (com excessao do fiasco 'homem de neandertal', obvio).

REX TREMENDAE disse...

Uma opnião simplesmente populista e insuspeita...

Temos de ter em conta o programa em questão e os participantes.

não será por aí. Inquieta-me mais os fundos Americanos gastos para Evangelizar alguns países da C.Europeia.

Joana disse...

Nunca pensei dizer isto, mas Whoopi Goldberg é um génio! Passou a ser a minha heroína :))

A defesa acéfala da fé em relação à racionalidade dá nestas coisas :))

Estúpida que nem um calhau mas muito religiosa, agradece os mails com que os fãs inundaram a ABC mas acha que foi escolhida por causa das rezas!

Your Prayers Worked!!!

I just want to give a heartfelt thank you to all of my fans who tirelessly emailed and wrote Barbara Walters, Bill Geddie and the ABC executives on my behalf. To think that you all took time out of your busy lives, leaves me speechless.

To those of you who prayed... let me tell you ... PRAYERS WORK! Because it is a miracle of God that I am now a co-host on The View.

Esta gente não bate mesmo nada bem!

Joana disse...

Aqui o anónimo criacionista (pelo estilo desta vez não é o Jónatas Machado) é outro exemplo do mal que a religião faz aos neurónios dos crentes :)

aos neurónios e à literacia :)))

Unknown disse...

A Sherri Shepherd só ilustrou as certezas da ignorância religiosa!

Está completamente certa que não há nem houve evolução (um palavrão que não deve perceber muito bem o que é, mas se a Bíblia e o padre dizem que não há é porque não há). Sabe convictamente que todas as espécies são tal qual Deus as criou há 6000 anos mas tem dúvidas sobre se a Terra é redonda...

Como é que uma cadeia de televisão como a ABC vai buscar este calhau ignorante para o painel de um programa de grande audiência é que eu não percebo!

JSA disse...

O que me espanta aqui é mesmo a capacidade da comentadora em reconhecer ignorância. Isso sim, é o fundamental. Claro que assim também demonstra a ignorância de quem a escolheu, mas isso já não é tão importante: estamos a falar de televisão.

Anónimo disse...

"Parece engraçado que os mesmos que sustentam hoje a teoria da evolução sao os mesmos que sustentaram um dia que a terra era plana e sustentada por 2 elefantes e 1ma tartaruga, no entanto ainda nao conseguiram provar o realismo da 'sempre teoria' da evolução (com excessao do fiasco 'homem de neandertal', obvio)."

Pensava que só as personagens bíblicas é que viviam tanto tempo?!

Anónimo disse...

é um meme que ninguém mata...

no name disse...

em vez de "cabecinha pensadora" nao quererias dizer cabecinha redonda? :-)

Anónimo disse...

Esta ainda me deu mais vontade de rir que os comentários do jónatas e companhia :)

Obrigado pelos ataques de riso!!

Francisco disse...

O que é pena é que só se olhe para a meia dúzia de cristãos que têm destas opiniões e não se veja os milhares que lutam por uma verdadeira compreensão da fé e da ciência, que não têm nada a ver uma com a outra. É como querer discutir o futebol partindo das regras do andebol.

Anónimo disse...

Deus mostra q Los Angels existe logo a terra é plana.

http://youtube.com/watch?v=0yfXymnOXl8

Anónimo disse...

Claro que a terra é redonda. Senão como é que o sol poderia andar à sua volta?

Anónimo disse...

Recebi por e-mail um texto enviado por uma tjota [é o proselitismo virtual ...] que considero revelador de iliteracia por convicção ...

"A Bíblia Sagrada é só uma [quantas versões ? ], pode ser actualizada ou não.
Então porque não põem uma Bíblia na mão de cada fiel e ensinam a palavra de Deus por inteiro ?
...
Acredito na palavra de Deus, não nos homens ou religiões !
E quem sou eu para julgar, ou pôr em causa, se Deus fez primeiro as árvores ou o Sol ? "

O criacionismo tem uma característica fundamental: não há criacionismo sem criador [o invisível], mesmo que seja "rebaptizado" de IDiota .

Mas como superar a contradição letal do calhamaço dos embustes , o 3º. [Gén, 1:11-12] e o 4º. [Gén, 1:16] dias da criação ?

11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.
12 - E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.
...
16 - E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

Obviamente, esta pessoa "nunca" ouviu falar em fotossíntese ... E a Lua não é um "luminar", convenhamos .

rui disse...

Anónimo disse...

" Parece engraçado que os mesmos que sustentam hoje a teoria da evolução sao os mesmos que sustentaram um dia que a terra era plana e sustentada por 2 elefantes e 1ma tartaruga, no entanto ainda nao conseguiram provar o realismo da 'sempre teoria' da evolução (com excessao do fiasco 'homem de neandertal', obvio)."

O Sr(a) veja se começa a passar algumas horas na biblioteca, a usar a cabeça.

Anónimo disse...

Esta é tão redonda como a cabeça da senhora: uma das apoiantes escreveu

Sherri is "still en_title_d to an opinion" (sic)

"I think she knows what has been proven by science but their is no law which states that you have to believe something just because it's been proven and documented"...

Anónimo disse...

"... there is no law which states that you have to believe something just because it's been proven and documented."

E deus [o invisível existe ? Alguém provou a sua existência ?


[DEUTERONÓMIO, 10:17 ]

17 - Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

O vosso "deus" é o "deus" dos "deuses" ?
E não aceita "recompensas" ?

Existe deus? Existem deuses ?

OBVIAMENTE, NENHUM !


BIBLIOGRAFIA: Anthologie des Miracles et des Mystifications à Travers 50 Siècles de Spiritualité
Jean-Claude Duluc
Filipacchi, 1993

Anónimo disse...

CORRIGENDA: [o invisível]

Anónimo disse...

1) "Acredito na palavra de Deus, não nos homens ou religiões !"

É um tique de tjota falar das falsas religiões ou, especificamente, da falsa religião [a ICAR ?] .

Porventura, será a religião das tjotas a verdadeira, quando - como seria expectável - assumem a contradição letal do calhamaço dos embustes !


2) "Mas outro ensino incomum causa ainda maior perplexidade: nomeadamente, de que Deus proíbe as transfusões de sangue mesmo que a vida dos pacientes esteja em risco."

Anónimo disse...

Sociedade da Terra Redonda

Fundada em 04 de Maio de 1999, a Sociedade da Terra Redonda é uma organização não-governamental Brasileira que possui três objectivos básicos:

- Defender os direitos dos Ateístas na sociedade

- Advogar pela total e completa separação entre religião e governo

- Divulgar e promover o método científico e o pensamento crítico, as realizações e os avanços da ciência.

Anónimo disse...

Num comentário acima, um link não funcionava . Fica a versão revista do parágrafo em causa .

É um tique de tjota falar das falsas religiões ou, especificamente, da falsa religião , a [ICAR] ?

Haddammann Verão disse...

Logo, logo, enquanto tento divulgar mais um avanço conceitual que "aponta para profunda reformulação da Física atualmente em vigor"(doc. de físicos nucleares) e, tenho que, depois de quase totalmente destruído, roubado, plagiado, difamado, perseguido, ainda tentar retomar palestras para que as pessoas do séc. XXI supram inquietações atinentes ao ser conscientes que são por estágio da evolução em nosso âmbito espacial; e, para ter o direito de transmitir o quanto e tanto que colaborei em Ciência até hoje, ainda tenho que tenho que ver tudo que é covardia que fizeram socialmente para não deixar de modo algum isso acontecer. E vêm as perguntas 'de permissão' para ver se é possível falar com a garotada nas escolas: "O que é que vc pensa sobre o abôrto?". Nem se quisermos deixar esses infelizes com a desgraça que eles carregam na cabeça, nem assim eles não dão trégua. E viram a Sociedade toda contra você; o ser humano é obrigado a ser um desgraçado como eles. Tenho tentado contactar no Brasil pessoas não-nascidas-para-a-crença para dotar-lhes em primeira e exclusiva mão o acervo sobre a Conformação Estrutural do ESPAÇO, ou Lógica Espacial, com todos as implicações que conceitos primaciais e diretrizes da Natureza comportam para inclusive instaurar o Capitalismo Meritocrático como suporte civil para o Séc. XXI.

Anónimo disse...

A evolucao eh um fato cientifico assim como fotossintese e gravidade. Eh um fato q nao depende unicamente de fosseis, apesar dos milhares existentes incluindo muitos fosseis intermediarios/ a evolucao eh evidenciada no nivel molecular, celular, a nivel de orgaos, organismo e intera;oes entre especies. Quem nao deseja acreditar nao acredite soh nao vai querer introduzir ideias criacionistas nas escolas. Adao e Eva, Arca de Noe, Cobra q fala, Mundo com 6000 anos, Papai noel, por favor, tenha bondade, chega!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...