quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Medindo a Ciência


No jornal científico Current Biology do passado dia 7 de Agosto está um brilhante artigo de Peter Lawrence sobre a avaliação da Ciência e dos cientistas. Como medir o sucesso científico?
Nos dias de hoje, as medidas do sucesso científico passam maioritariamente pelo sistema de contagem de citações dos jornais científicos e pelos factores de impacto desses mesmos jornais. O índice de impacto de um jornal depende do número de citações que obteve nos últimos dois anos. Um bom jornal publica bons artigos que são citados muitas vezes, logo tem um índice de impacto mais alto o que o torna muito mais apetecível para os cientistas que querem publicar. Já se vê como o sistema pode tornar-se MUITO viciado. Tudo em avaliações de Ciência passa pelo número e o jornal onde os artigos são publicados.
Neste artigo da secção "My word" da Current Biology, Lawrence discute muitos dos problemas do sistema, propõe algumas possíveis soluções para o corrente problema da avaliação científica e termina sugerindo que o poder deveria estar mais do lado da criatividade e dos cientistas que tentam descobrir coisas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Verdadeiramente, este é um dos maiores problemas da ciência actual. Muito mais do que os criacionistas e Segredos.

Sofia J. Araújo disse...

Obrigada. Prometo voltar ao tema com mais tempo.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...