sexta-feira, 3 de agosto de 2007

TURISMO CIENTÍFICO 3


Lord Byron chamou a Sintra "glorious Eden" e é por aí que continuamos o nosso périplo de turismo científico.

Em Sintra a novidade é o Centro Ciência Viva de Sintra, na Antiga Garagem dos Eléctricos da Praia da Maçãs, a caminho da Ribeira de Sintra (a propósito de Praia das Maçãs, foi António Lobo Antunes que lhe chamou "uma sucursal do pólo norte" deviso ao frio que por vezes lá faz). A oportunidade é boa para dar uma volta neste eléctrico que parte do Museu de Arte Moderna de Sintra e vai até à referida praia das Maçãs passando pelo novo Centro.

Sintra é imbatível em parques verdes, destacando-se o Parque da Pena e o Parque de Montserrate, com maravilhas botânicas. Mas não deixe de ver o esotérica Quinta da Regaleira.

Quanto a museus há, perto do Palácio Nacional de Sintra, o Museu do Brinquedo, que seria único no país se não houvesse um em Seia. E quanto a curiosidades naturais, procure as pegadas de dinossauros no extremo Sul da Praia Grande (repare nos incríveis estratos verticais) e, mais longe de Sintra mas não muito, o Cabo da Roca com o seu farol. É aí o ponto mais ocidental da Europa continental!

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...