sexta-feira, 3 de agosto de 2007

TURISMO CIENTÍFICO 2


O Porto é uma nação! E também no Porto e à volta dele há motivos para turismo científico. O "Roteiro" de Rui Cardoso ajuda-o a encontrá-los.

O Museu dos Transportes e Comunicações, na Rua Nova da Alfândega, vale pelo edifício, pela vista sobre o Douro e pelo espólio (a história e a actualidade das comunicações, os automóveis antigos e uma interessante biblioteca-arquivo que desvenda a história da alfândega). Relativamente perto estão as pontes do Porto, grandes obras de engenharia, cada uma com o seu estilo; a Ponto D. Luís I, que pode atravessar a pé para ir ao cais de Gaia, a ponte Maria Pia, a ponte da Arrábida e a ponte de São João (não era só o Gustav Eiffel, autor da ponte Maria Pisa, o Eng. Edgar Cardoso, autor das pontes da Arrábida e São João, também era um génio das pontes!).

Quanto a jardins, há os bens conhecidos da Casa de Serralves (aproveite para ver as exposições de arte moderna) e do Parque da Cidade (onde há um Pavilhão da Água que esteve na Expo 98) e o menos conhecido Jardim Botânico da Rua do Campo Alegre, não muito longe do Planetário do Porto (informe-se sobre os horários das sessões).

No centro da cidade, perto da torre dos Clérigos, tem a Cadeia da Relação, onde esteve preso Camilo Castelo Branco, que alberga o Centro Português de Fotografia (veja as exposições com calma gozando o fresco do interior do edifício).

Na zona do Palácio do Freixo, onde está uma exposição dedicada a Salvador Dali, há o Museu da Ciência e Indústria, com velhas máquinas industriais, e o Museu da Imprensa, com velhas prensas. Só agora vi, o Museu da Imprensa não está no "Roteiro"... mas em matéria de máquinas está o Museu do Carro Eléctrico, noutra zona da cidade, entre a Alfândega e a ponte da Arrábida...

Nos arredores, além do Visionário de Santa Maria da Feira e do Centro Ciência Viva de Vila do Conde (que está a fazer actividades na praia), há a Casa Museu Abel Salazar, em Matosinhos, a Estação Litoral da Aguda e o Parque Biológico, em Vila Nova de Gaia, e - surpresa para muitos - o Parque Paleozóico em Valongo.

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...