domingo, 26 de agosto de 2007

MAIS HUMOR NA CIÊNCIA: A FÍSICA DO FÍSICO


O último livro de Woody Allen ("Pura Anarquia") acaba de ser publicado pela Gradiva pouco depois da edição americana. De um dos capítulos intitulado "A Física do Físico" afixamos um curto extracto:

"Acordei na sexta-feira e, e devido ao facto de o Universo se encontrar em expansão, levei mais tempo do que o habitual a encontrar o roupão. Isso fez-me sair de casa atrasado para o trabalho e, por ser relativo o conceito de cima e baixo, o elevador em que entrei foi para o telhado, onde me foi muito difícil apanhar um táxi. Tenha em conta que um homem a bordo de uma nave espacial seguindo a uma velocidade próxima da da luz teria parecido chegar ao mesmo tempo ao trabalho – ou, porventura, mesmo um pouco adiantado, e definitivamente mais bem vestido. Quando finalmente cheguei ao escritório e me aproximei do meu patrão, o Sr. Muchnick, para lhe explicar o atraso, a minha massa foi aumentando à medida que me chegava mais perto da dele, o que ele tomou como sinal de insubordinação. Seguiu-se uma conversa azeda sobre a possibilidade de um corte no meu salário, o qual, quando medido em relação à velocidade da luz, é, em todo o caso, já de si muito pequeno. A verdade é que, em comparação com a quantidade de átomos da galáxia Andrómeda, eu ganho na verdade muito pouco. Tentei dizê-lo ao Sr. Muchnick, que replicou não estar eu a levar em linha de conta que o espaço e o tempo são uma e a mesma coisa. Jurou que a partir do momento em que essa situação se alterasse, me daria um aumento. Chamei-lhe a atenção para o facto de que, visto que espaço e tempo são uma e a mesma coisa., e se levar 3 h a fazer algo que se verifica ter menos de 15 cm, o artigo em causa não pode ser comercializado por mais de 5 US$. A única coisa boa do espaço e do tempo serem uma e a mesma coisa é que podemos viajar para as franjas mais distantes do universo e, visto a viagem demorar 3000 anos terrestres a realizar, os nossos amigos estarão mortos quando regressarmos mas, em contrapartida, não necessitaremos de Botox.”

2 comentários:

cs disse...

uma maravilha, é o que é!!

Anónimo disse...

ainda bem que o espaço está em expansão, para eu ter um pénis maior.

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...