sexta-feira, 24 de agosto de 2007

BOURBAKI - UMA SOCIEDADE SECRETA

Informação recebida da editora Caleidoscópio:

Saiu o livro "Bourbaki – Uma Sociedade Secreta" de Maurice Mashaal

Extracto:

“O bando de malucos era (e é) normalmente bem mais discreto. Porque uma das mais evidentes particularidades de Bourbaki é o secretismo. Nenhuma pessoa estranha ao grupo pode supostamente conhecer a sua composição, ou as suas actividades, as datas ou locais dos seus congressos. […] Quando me perguntavam se pertencia ao grupo Bourbaki eu tinha que responder não. Se eu não fazia parte dele, era a verdade. E se fazia, tinha em qualquer dos casos o dever de dizer que tal não era o caso.”


Sinopse:

Em 1935, um grupo de jovens matemáticos reuniu-se num café do Quartier Latin, em Paris, com o propósito de redigir um tratado de análise que permitiria reorganizar e simplificar as matemáticas, utilizando uma terminologia e notações cuidadosamente pensadas.

Esta sociedade secreta, liderada por Nicolas Bourbaki, personagem fictícia de um pseudónimo colectivo, reuniu os maiores matemáticos franceses em vários livros sobre a matemática moderna e a sua obra monumental revolucionou a história do pensamento matemático.

O autor

É um investigador da história da ciência, especializado em Matemática e em Física.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tentei hoje comprar o livro na fnac e nao ha' vestigios dele... la' terei q comprar a versao americana...

Unknown disse...

Entre com o nome "Bourbaki" no Google e veja que nada há ou jamais houve de secreto em relação e eles.

Gustavo Rocha da Silva
gustavoarsilva0@gmail.com

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...