segunda-feira, 9 de julho de 2007

ANTOLOGIA DA ASNEIRA

O livro "Antologia da Asneira do século XX" de J. Duhamel (Europa América, 1997) fornece-nos frases interessantes sobre qualquer assunto. Por exemplo, sobre filosofia:

"Filosofia: itinerário composto de várias estradas que levam de parte nenhuma a nada".
Ambroise BIERCE, Dictionnaire du Diable (1911)

"Quando um filósofo nos responde, deixamos de compreender o que lhe tínhamos perguntado".
André GIDE

"Antes de pensar, é preciso estudar. Só os filósofos pensam antes de estudar."
Gaston BACHELARD, La Flamme d'une chandelle.

Mas serão as frases todas elas asneiras?

8 comentários:

Tristão disse...

Conheço duas boas definições, uma de Filosofia e outra de História, com as quais me divirto muito:

Filosofia é aquela coisa que, com a qual, ou sem a qual, deixa tudo tal e qual.

História é o relato de um fato que não aconteceu, contado por alguém que não estava lá.

Abraço.

Anónimo disse...

Pelos exemplos citados, isto parece-me é uma "Astrologia da asneira". Com a vantagem de que é muito mais divertido.
Um abraço.
Daniel de Sá

Anónimo disse...

Não é que as frases sejam todas elas asneiras, mas a segunda ('quando um filósofo nos responde, deixamos de compreender o que lhe tínhamos perguntado') é falsa, uma vez que ainda hoje perguntei a um filósofo 'que horas são?', e ele respondeu, e não deixei de compreender essa pergunta que lhe fiz; 'só os filósofos pensam antes de estudar' também é falsa, uma vez que nenhum cão estuda, mas os cães pensam, e nenhum cão é filósofo. A frase 'a filosofia é um itinerário composto de várias estradas que levam de parte nenhuma a nada' é uma asneira. (Não há várias estradas que levem de lado nenhum a lado nenhum; todas as estradas começam algures e acabam algures).

Anónimo disse...

Este blog está cada vez melhor. Anda à procura de erros e não pára de pontificar.
Alguma vez os seus autores olharão para si mesmos e para aquilo que escrevem?
Parecem estar desesperademente à procura de protagonismo, criticando tudo e todos os que pensam de forma diferente.

Anónimo disse...

Não percebo este outro Carlos: o Fiolhais limita-se a transcrever partes de um livro, deixa uma interrogação e é logo acusado de estar de estar "desesperademente à procura de protagonismo, criticando tudo e todos os que pensam de forma diferente".

Ah! esta do "Este blog está cada vez melhor. Anda à procura de erros e não pára de pontificar." deve ter a ver com o post sobre o criacionismo... só não percebo porque é que este outro Carlos não comenta lá.

Tristão disse...

Uma outra versão, melhor:

Filosofia é uma coisa tal que, com a qual ou sem a qual, fica tudo tal e qual.

Anónimo disse...

Palpite meu (e atenho-me à etimologia de "filosofia"): Filosofia é a propriedade de quem ama saber. Sendo assim, é filósofo tudo aquilo de que se diz, com verdade, que ama saber. Eu disse que a frase (1) "filosofia é um itinerário composto de várias estradas que levam de parte nenhuma a nada" é uma asneira, e tentei justificar isso que eu disse, mas não consegui, e julgo que ainda não consigo, e por isso digo, agora, que a frase (1) ME PARECE uma asneira. Palpito que pensarei sobre quais as condições (suficientes. Necessárias) para que x seja um itinerário, e depois examinarei se a filosofia pode ser algo que satisfaça tais condições. Se for o caso que a filosofia não pode satisfazer tais condições, a frase (1) não será absurda pela mesma razão que a frase (2) "A raquete tem comichões" é absurda?

Cumps,
L

Gustavo disse...

"Antes de pensar, é preciso estudar. Só os filósofos pensam antes de estudar." "Filosofia", para Bachelard, tem dois sentidos: um, positivo, outro, negativo. Quando Bachelard diz mal da "filosofia" e dos "filósofos" que pensam antes de estudar, está justamente a criticar a atitude de pensar que para conhecer basta um lampejo de criatividade; ou seja, está a dizer mal dos que pensam que estão a fazer filosofia, mas não estudam filosofia a fundo.

Portanto, o dizer de Bachelard decididamente não é uma asneira.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...