domingo, 17 de junho de 2007

GASTRONOMIA MOLECULAR


Minha última crónica do semanário "Sol" (a foto é de uma grande fotógrafa portuguesa, Luísa Ferreira):

Os quase mil congressistas de todo o mundo que se reuniram em Lisboa há duas semanas para debater os centros e museus de ciência ficaram boquiabertos com o jantar da conferência. Não, não tiveram nenhum jantar tipicamente português, com um menu de caldo verde, bacalhau à lagareiro e arroz doce à moda antiga. Foi-lhes antes servida, no Convento do Beato, uma refeição científica de categoria internacional.

Experimentaram – e apreciaram todos! – a gastronomia molecular, isto é, a “aplicação dos princípios da ciência à compreensão e melhoria do conhecimento e prática culinária”. Ou, como alguém já disse, o “estudo científico do deliciamento”. A selecção de sopas incluía um apetitoso gaspacho de tomate biológico que vinha num tubo de ensaio, com uma palhinha. Um químico português ainda estranhou o recipiente, mas depois entranhou. Seguiu-se um saboroso pato cozinhado em vácuo a 52 ºC (durante 12 horas!) acompanhado por uma gema de ovo cozinhada a 65 ºC e regado por um bom tinto com polifenóis. A cozedura da carne e dos ovos consiste na alteração da estrutura proteica, sendo o resultado final muito dependente da temperatura (e do tempo). O banquete foi rematado com um excelente gelado de baunilha preparado “in situ” com azoto líquido à temperatura de – 196 ºC. O “chef” português Luís Baena fez questão de realizar ele próprio, envolto em fumos, o espectáculo químico, que foi ampliado para todos os comensais graças a câmaras de televisão. Foi de comer e chorar por mais...

A Directora do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, Rosália Vargas, que organizou o evento, agradeceu, no fim, ao “chef” Baena. Ele tem trabalhado em vários países do mundo, registando no seu currículo a supervisão de cozinhas de hotéis de cinco estrelas e de navios de cruzeiro. Tem colaborado com grandes nomes da gastronomia, como o francês Paul Bocuse, e recebido várias distinções nacionais e internacionais. E tem sabido aliar os sabores internacionais ao português. Mostrou no Beato que a nossa gastronomia está a evoluir. Agora está a ficar, como lá fora, molecular...

11 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe, não percebi três coisas:
"O banquete foi rematado com um excelente gelado de baunilha preparado “in situ” com azoto líquido à temperatura de – 196 ºC. O “chef” português Luís Baena fez questão de realizar ele próprio, envolto em fumos, o espectáculo químico, que foi ampliado para todos os comensais graças a câmaras de televisão"

Qual o espectáculo químico a que se refere? O gelado era feito a partir de uma reacção química entre o leite (?) e o Azoto? Dado que a temperatura de ebulição do Azoto, à pressão normal, é de 77,35 K, como é que ele se apresentava no estado líquido? E, por último, qual a vantagem gastronómica de utilizar uma tão baixa temperatura para a confecção de um gelado? Ou é apenas pelo espectáculo?!

Anónimo disse...

Não sejas chato jcl, o Carlos deve estar fartinho de saber a temperatura de ebulição do azoto, ele devia querer dizer -216.
Estranho é o pato ter sido cozinhado em vácuo, que não devia ser um grande vácuo porque uma das piores coisa que há para evitar a criação de um bom vácuo são as gorduras. Mas compreende-se, terá sido cozido a baixas pressões e talvez a menor concentração de oxigénio faça diferença.
Mas eu tenho mesmo muitas dúvidas sobre estes cozinhados, só provando, e mesmo assim os gostos são relativos. Quem é que me garante a mim que se o pato tivesse sido cozinhado a 57 graus, em vez de 52, não estaria melhor para mim? Há quem goste do bife mal passado e também quem goste dele esturricado, ou não é assim?
Têm piada que eu não gosto de pato nem de baunilha nem de sopa de tomate! Ainda bem que não me convidaram porque iria passar o jantar a amaldiçoar as paneleirices modernas e falta de variedade do menu!
luis

Unknown disse...

77 K= (−195.8°C)~ -196 ºC

Anónimo disse...

Vejo que não perceberam a questão: Se o Azoto se encontrava à sua temperatura de ebulição- naturalmente, dentro de um reservatório adiabático - então ele encontrava-se em transição de fase líquido-gasoso. Estava a "ferver". Por conseguinte, quanto o tal reservatório foi aberto e o seu recipiente despejado, parece-me que apenas uma pouca fracção de Azoto líquido estava disponível, e como tal, utilizada para o tal espetáculo químico (físico-químico ?) gastronómico.Ou seja, a questão é: realmente, o que foi utilizado no gelado: N líquido, N a "ferver" ou N gasoso? E qual o interesse de utilizar N em transição de estado l-g, para uso culinário?

Anónimo disse...

Ó jlc, eu também acho que estas cenas devem ser um bocado show off. Qualquer dia começam a aparecer receitas onde está incluido: azoto líquido qb! Porque se o azoto estava mesmo a ferver não há muito controle na quantidade de azoto que chega ao gelado porque isso depende também da temperatura dos ingredientes e das panelas.
Eu nem percebo o nome de gastronomia molecular, embora a culpa desse nome seja dos strangers porque parece que isto vem de fora. Nós sempre comemos moléculas.
Normalmente estas idéias vêm de gajos que não sabem fazer um guisado à maneira e então põe-se a inventar só para disfarçar. Atrás deles vêm os que comem gato por lebre, aqueles maluquinhos que estão sempre ansiosos pelas últimas novidades, que lhes enchem os bolsos.
A tia Palmira é que devia ir lá investigar esses gajos porque ela tem jeito para o desmascaramento dessa cambada de intrujões que andam por aí. Porque se calhar o gelado fica tão bom se for feito a -5 como a -200, se calhar é tanga. Esperemos que o Randi ou o Dawkins não tenham que escrever um livro sobre o assunto para a dona Palmira se pronunciar sobre o assunto.
É que o senhor Carlos pode ser muito inteligente mas isso não quer dizer que perceba alguma coisa dos comeres.
Aguardemos.
luis

Carlos Fiolhais disse...

O que escrevi acima está correcto. Quem quiser uma receita de gelado
com azoto líquido pode ver a página do programa da SIC "Megaciência", no qual colaborei:
http://sicprogramas.sapo.pt/sicprogramas/index.php?article=164&visual=9
Uma das vantagens dessa receita é a rapidez. Uma das desvantagens é a dificuldade de obter azoto líquido.
Eu provei o gelado com azoto líquido e gostei. Mas, claro, gostos não se discutem...
Carlos Fiolhais

Anónimo disse...

Grato pela sua resposta parcial.

Anónimo disse...

Esta modernice de termos saído das cavernas e passarmos a comer a comida cozinhada é muito bonita mas sobrou para as mulheres. A vida não são só gelados. Com ou sem azoto líquido, para quando o bife com batatas fritas ou o belo cozido à portuguesa instantâneo?

guida martins

Anónimo disse...

É o seguinte a todos os que tem deixado aqui comentarios, deviam conhecer um pouco dos processos utilizados e saber os minimos de cozinha e ai talvez podessem criticar alguma coisa. Assim sendo o melhor mesmo é estarem calados para não fazerem figuras de parvos.

Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

tantos pré-conceitos meus senhores... pois se ainda nenhum de vós provou...

ouvi hoje na rádio uma especialista explicar que o facto da congelação ser mais rápida faz com que os cristais de água sejam mais pequenos e logo a textura mais cremosa; ao que parece intensifica também o sabor.

e claro, é um espéctáculo para os olhos... mas qual é o mal? não comem também?

Paixão da Silva disse...

O azoto está a uma temperatura de -196º e no estado liquido, ao entrar em contacto com o creme do gelado provoca uma micro cristalização instantânea, conservando assim nutrientes que se perderiam em processos mais tradicionais, o fumo deve-se ao facto do contraste frio(-196) quente(temperatura ambiente), a cozinha a vacum também chamada de sous-vide é um método de confecção que quando usado correctamente conserva intactos todos os sucos e nutrientes de um alimento, nada tem a ver com a falta de oxigénio mas sim com o ambiente criado dentro do saco, este não deixa os sucos evaporarem como no tacho, está também provado que um ingrediente animal rico em colagénio (elemento que provoca a maciez ou dureza da carne), quando cozinhado a baixas temperaturas sofre um choque de temperatura quase nulo, ficando assim mais relaxada e consequentemente tenra..
A cozinha por si só é linda..é importante preservar as tradições, os sabores do antigamente, mas por que não usarmos o conhecimento actual para melhoráramos não os alimentos(pois estes são perfeitos) mas sim as técnicas de confecção..
Por ultimo queria dizer que o termo gastronomia molecular é usado para caracterizar um tipo de cozinha que estuda o porquê e se baseia em experimentações,
ex. porque é que os ovos coagulam, as claras levantam..entre outros..
Caros leitores, não rejeitem à partida uma "ciência" que desconhecem..
As batatas eram alimento do Diabo, agora nenhum de vós as rejeita na "travessa do filho de Deus".

cumprimentos

Fábio,
cozinheiro profissional

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...