terça-feira, 15 de maio de 2007

Vale a pena ler

Título: O Que é a Arte? A Perspectiva Analítica
Organização: Carmo D'Orey
Tradução: Vítor Silva e Desidério Murcho
Revisão: Maria José Figueiredo
Editor: Dinalivro, 2007, 138 pp.

Este é o segundo título da colecção Filosofia Pública, que já nos deu o excelente A Ética do Aborto.

Esta é uma colectânea fundamental, que reúne artigos de alguns dos mais importantes filósofos da arte contemporâneos: A Hipótese Estética (Clive Bell), A Atitude Estética (Jerome Stolnitz), O Papel da Teoria na Estética (Morris Weitz), O Mundo da Arte (Arthur C. Danto), O Que é a Arte? (George Dickie) e Quando há Arte? (Nelson Goodman).

O volume é antecedido por uma informativa Introdução da organizadora, Carmo D'Orey (doutora em filosofia e especialista em filosofia da arte).

2 comentários:

Musicologo disse...

Excelente sugestão. Talvez seja das coisas mais úteis que me apareceram nos últimos tempos, dado o campo que estou a investigar. Quanto mais não seja, convida a (mais) reflexão sobre o assunto.

Anónimo disse...

Obrigado pela sugestão, fiquei de orelhas em pé porque me parece que o panorama editorial nacional é exíguo nesta área, pelo menos era há algum tempo. Empinei o nariz, sobretudo por Perspectiva Analítica.

Fiquei satisfeito pelo aparecimento do tema no blog porque a arte também é conhecimento e hoje (com a holografia, as artes virtuais, artes robóticas), também aqui, cada vez mais se vão esfumando as fronteiras com a ciência.

Sempre tive mais curiosidade com a semiótica como ciência para incorporar/materializar o objecto num simples sinal, mas vou farejar com insistência.

Artur Figueiredo

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...