domingo, 6 de maio de 2007

VALE A PENA LER


O próximo livro de Jorge Buescu: "O fim do mundo está próximo?" (nº 160 da colecção "Ciência Aberta" da Gradiva). Eu já tive oportunidade de o ler e quero recomendá-lo vivamente. Toda a gente sabe e não seria preciso eu dizê-lo. Mas digo: O Jorge é um dos nossos melhores autores de divulgação científica. Só não digo que ele é o melhor senão o rapaz corava...

Deixo na dúvida os leitores sobre se o título tem alguma coisa a ver com o aquecimento global. Terão de ler o livro... Mas chamo a atenção para uma gralha curiosa no "press release" da Sociedade Portuguesa de Matemática, que nos convoca a todos para o lançamento do livro na FNAC do Colombo, dia 30 de Maio, pelas 18h30m. Esqueceram-se do ponto de interrogação no final do título e escreveram "O fim do mundo está próximo"... O título tem uma interrogação no fim!

6 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente, o Jorge Buescu não ia escrever um livro sobre o aquecimento global.
Tendo ele um espírito matemático, certamente sabe que se 95% do efeito de estufa é causado pelo vapor de água, se os restantes 5% nem sequer se devem apenas ao CO2 e deste nem todo é de origem antropogénica, então o aquecimento global de origem antropogénica não passa de uma treta.
Só acredita nas tretas do Al Gore e Cª quem acredita no Pai Natal.
Por isso, aposto dobrado contra singelo que o livro do Jorge Buescu não tem nada de aquecimento global.
Jorge Oliveira

Anónimo disse...

Já tenho os outros 2 e para mim são, a nível da matemática, os melhores livros de divulgação que já li (confesso que não tenho muita paciência para ler livros grandes deste género - normalmente os autores, como não podem explicar os detalhes ao grande público - começam a divagar demais). Certamente este livro também irá para a minha biblioteca (e já agora, obrigado pela dica da FNAC, tentarei ir)

Jorge Buescu disse...

Fantástica a observação do ponto de interrogação. Se eu quisesse resumir o espirito científico, diria que ele é o ponto de interrogação, que é justamente o que falta no press release! A Ciência não se constrói com factos e certezas, mas com dúvidas e erros. Um título mais adequado para o livro seria simplesmente "?".

Agradecendo o cumprimento, não preciso de corar, basta-me dizer a verdade: como todos sabem, o melhor divulgador da Ciência em Portugal tem um nome. Ou melhor, tem dois: o primeiro é Carlos, e o segundo é Fiolhais.

Paulo disse...

Não quero ser desmancha-prazeres, mas... para haver mais vapor de água não é necessária mais evaporação? E o que provoca o aumento de evaporação?

Num outro post puseram uns gráficos - que não contesto - com o aumento de temperaturas e de niveis de dióxido de carbono... Aceito que o dióxido de carbono tenha começado a aumentar depois de a temperatura começar a aumentar, e não antes. Mas é preciso colocar a questão se, de facto, o dióxido de carbono contribui ou não para o aquecimento global, e não se há 200 MA (ou lá o que seja) surgiu antes ou depois... quanto à questão deo aquecimento dos oceanos provocar libertação de dióxido de carbono, posso estar mal informado (sou só um leigo), mas tenho lido e ouvido (nos podcasts da Science e da Nature, por exemplo), que os níveis de dióxido de carbono no oceano têm estado a aumentar, com consequências graves para os corais e moluscos (por causa do cálcio). Gostaria que alguém me explicasse melhor tudo isto, pois, como disse, sou só um leigo...

Quanto a correlações, estou de acordo com o post, genericamente, pois é sempre necessário analisar caso a caso! Já agora, também se poderia esclarecer que uma baixa correlação entre os fenómenos A e B não significa necessáriamente ausência de causalidade! Pois, se formos ver a correlação estatistica entre gravidezes e actos sexuais (vulgo coitos), a correlação deverá ser baixissíma... e agora quero ver quem argumenta que sexo e gravidez nada têm a ver um com o outro!

Descupem qq coisinha

Paulo Pinheiro

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NCD disse...

Quando vi à venda O mistério do Bilhete de Identidade, achei uma ideia fantástica e comprei-o à espera de um livro de contos curtos, ideal para o Interrail que me preparava para fazer. Foi o livro revelação daquelas férias.
Ainda hoje quando olho para a Lua me lembro daquele problema, quanto ao seu tamanho ao longo da noite.
Já se percebeu porque é que é assim?
Logo que vi o Da falsificação de Euros aos pequenos mundos, não hesitei em comprá-lo, e não me decepcionou.
Obviamente, espero comprar este logo que saia.
Eu não sou de matemáticas. Abandonei a matemática no 9º ano e segui humanidades. Não percebo, ainda hoje, como é que o sistema permite este tipo de escolhas. Mesmo assim, não só consegui acompanhar muito bem estes livros como eles renovaram o meu interesse pela matemática.
Um pormenor: gosto da fotografia de apresentação: fico sempre na dúvida sobre qual dos três é o Jorge :)

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...