sexta-feira, 25 de maio de 2007

O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL?


6 comentários:

Anónimo disse...

Depois do "baile" científico que Jorge Buesco levou de certos comentadores, a propósito de um post falacioso e pleno de pretensiosismo, Carlos Fiolhais resolve reincidir.

Há quem acredite que, caso repita muitas vezes a mesma mentira, esta se torna verdade.

Anónimo disse...

[Há quem acredite que, caso repita muitas vezes a mesma mentira, esta se torna verdade.]

É o seu caso, e o de "certos comentadores". Mas em questões de fé não me meto...

abrunho disse...

Tem piada. Se bem que é uma piada que se desvanece no facto de estar errada. A estatística do aquecimento global não se define com variações anuais da temperatura. O aquecimento global relaciona-se com o clima. E é global. Não está dependente se no Hemisfério Norte é Verão e no Sul é Inverno e vice-versa.

Mas tem piada, uma piada ignorante, mas enfim...

Pedro Tildes Gomes disse...

Para se comentar questões de variabilidade climática dava algum jeito que, quem comenta, já tivesse metido, pelo menos uma vez na vida, "as mãos na massa". Hoje em dia, há muito "especialistas" que nada produzem em termos de conhecimento científico, mas limitam-se à coverseta de café, ao politicamente correcto, a repetir o que outros escrevem, etc.
De facto, a única mentira que se está incessantemente a ser repetida até á saturação é a do "aquecimento" "global", que não existe, nem tão pouco é global.
Mas, enquanto que o dinheiro para investigação continuar a ser canalizado para as alterações climáticas (erradamente confundidas com aquecimento global) não há nada a fazer. A temperatura vai continuar a subir, mesmo quando os termómetros disserem o contrário...

abrunho disse...

Estou curiosa de saber o seu tema de dissertaçao. Pode compartilhar?

Anónimo disse...

Antes de começar a ler com regularidade este blogue eu pensava que a negação do aquecimento global era uma irracionalidade e provinha mais ou menos dos mesmos sectores que a negação do evolucionismo.

Afinal verifico que não é irracionalidade nenhuma e que a questão do aquecimento global antropogénico, ao contrário do debate evolucionismo vs. criacionismo, ainda está em aberto - e com tendência, parece, a inclinar-se para o campo dos que vêm nas alterações climáticas um fenómeno quase totalmente natural que não anuncia o fim do mundo para amanhã.

Obrigado pelas boas notícias, e obrigado, sobretudo, pelo esclarecimento.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...