segunda-feira, 16 de abril de 2007

A Elsa e o ensino

A ELSA (European Law Student's Association) convidou-me para a sua V Semana Elsa, onde irei debater algumas ideias sobre o ensino com Luís Couto Gonçalves, Miguel Angel Zabalza e António Marinho Pinto. Mais informação aqui. Chamo a atenção para a intervenção de Américo de Sousa, que irá dar uma aula aberta sobre retórica e direito. Ao longo dos anos têm sido produtivas as discussões sobre lógica informal e retórica que tenho mantido com o Américo.

5 comentários:

Pedro Gil disse...

É engraçado. Ninguém acha um pouco agressivo (e parolo) o facto de cada nome ser precedido por "prof" e "prof doutor"? "Eu sou "professor doutor", Aquele senhor é só "doutor"! aí que eu não quero cá misturas... respeitinho..., bom vamos lá ensinar os "mestres" e inferiores".
Para não ser injusto escrevo no google, "conference" e aparece-me isto www.conferencealerts.com. Não é que não consigo encontrar uma com doutores! No estrangeiro é só broncos, está visto, nem doutores quanto mais professores doutores...

Desidério Murcho disse...

É uma prática portuguesa um bocado parola, esta de usar títulos a torto e a direito. Aqui no UK usam-se títulos, mas apenas em certos contextos. Numa conferência académica geralmente não se usa. E quando se usa é a sério: Dr é mesmo doutorado, e não como em Portugal em que Dr é um licenciado, chamando-se Professor Dr a um doutorado -- o que é ridículo porque muitas pessoas são doutoradas e não são professores. Enfim, fantasias do burgo.

Pedro Gil disse...

É que eu nem acho que "Numa conferência académica geralmente não se usa". Eu simplesmente nunca vi, seria motivo de chacota. Pode dar-me algum link onde possa ver tal coisa fora do meio das letras e em Portugal?

Desidério Murcho disse...

Link não posso dar-lhe mas eu vejo isso por vezes nas listas de notícias profissionais da filosofia, que anunciam conferências e call for papers. Coisas como "Invited speaker: Professor John R. Searle". Isso vê-se por vezes. Mas as faculdades de letras e de direito portuguesas têm essa fixação parola. Até escrevem nos prefácios dos livros, quando falam de um colega! É de almejar a rir.

Desidério Murcho disse...

Referia-me à philos-l -- que pode subscrever procurando no google.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...