quinta-feira, 8 de março de 2007

AS 10+1 DESCOBERTAS E INVENÇÕES DO SÉCULO

Eis a minha proposta do "top ten" da ciência e da tecnologia do século XX. Tem o "bias" de ser físico, eu sei (ninguém é perfeito). A ordem é a cronológica. Aceita-se discussão...

1- A teoria da relatividade geral (1916) e a teoria do Big Bang (1927), a primeira porque é o triunfo do intelecto sobre o Universo e a segunda, consequência da primeira, porque é consolador saber que o Universo teve uma origem: a eternidade, a existir, é só para a frente...

2- A televisão (1923). Esta caixa mágica mudou o mundo e até de uma forma mais subtil: segundo o psicólogo norte-americano David Fluss, a televisão mudou os hábitos de acasalamento da espécie humana ao impor padrões de beleza visual, um facto que poderá ter consequências genéticas.

3- A teoria quântica (1926), porque nos permitiu compreender as moléculas, o átomo e o pequeno coração do átomo, isto é, a matéria de que são feitas todas as coisas (incluindo nós próprios).

4- O avião a jacto (1928), porque nos permitiu realizar o sonho de Ícaro, e a nave espacial (1957), relacionado com o primeiro, porque com a ida à Lua permitiu realizar os sonhos de Cyrano de Bergerac e de Júlio Verne. Como disse Tsiokolvski: "A Terra é o berço do ser humano, mas ninguém permanece para sempre no berço."

5. Penicilina (1928). Foi o primeiro antibiótico e mudou a relação de forças na luta entre a vida e a morte.Eu próprio já fui invadido por uma bactéria assassina e devo a minha vida aos antibióticos. Viver é a coisa que eu mais gosto de fazer. Viva a vida!

6- O computador (1941) e a calculadora portátil (1967), porque, ao fazerem os cálculos por nós, nos permitem antecipar rapidamente o futuro. Associam-se os dois porque a calculadora permitiu que o cálculo chegasse à nossa mão; o computador tornou-se entretanto portátil e, com a nanotecnologia, ameaça tornar-se invisível e entrar mesmo para dentro de nós.

7- O transístor (1947), porque hoje não podemos viver sem ele: está por todo o lado, aos milhões e milhões, e cuida de nós. Mudou completamente a nossa vida.

8- A estrutura do DNA (1953), porque com ela começámos a ter acesso aos segredos mais íntimos da vida. Esse conhecimento já nos permite hoje viver mais e melhor. E o nosso futuro já não pertence tanto a Deus como aos biólogos.

9- A pílula anticonceptiva (1960), pela liberdade que significou não só para as mulheres mas para todos. De certo modo mudou a nossa cultura.

10- A Internet (1983), porque o mundo que já era pequeno passou a ser ainda mais pequeno, passámos todos a ser vizinhos próximos na aldeia global. Com a rede das redes, mudaram as relações sociais e a humanidade tornou-se mais unida.

11- A decifração do genoma humano (2003), porque para já é o maior evento científico-tecnológico do século XXI. O futuro já começou!

19 comentários:

Fernando Martins disse...

E, porque não, a Téctónica de Placas...?

Anónimo disse...

Hummm... Big-Bang e eternidade?... ó que infinita saudade!!! :)

Ora bem, para além do facto de as teorias sobre a origem do Universo estarem ainda em permanente evolução... aqui sim!... é óbvio que o início físico do Universo material nada tem a ver com quaisquer conceitos de "eterno" ou "infinito", já que ambos supõem a inexistência de tempo ou espaço, ficando logo fora da estrita lógica do realismo materialista... ou não será?!

Bem, confesso que não estou aqui a falar do conceito matemático de "infinito", nem mesmo do "infinito absoluto" de Cantor, mas da absoluta transcendência do Espaço-Tempo... neste ÚNICO momento!!!

E, pouco a pouco, cá vamos chegando lá...

Rui leprechaun

(...co'a tal quântica soletrando o bê-á... bá! :))

Andre ZC disse...

Gostei bastante das escolhas, os outros participantes do Blog, também poderiam fazer as suas escolhas em um "top ten" da ciência e da tecnologia do século XX, estou curioso em saber as suas opiniões.

Anónimo disse...

tenho o atrevimento de comentar a sua escolha:

1- a do bing band, e não negando o impacto da teoria na forma como vemos o universo, poderá bem estar errada.

2- juntaria à lista o processo de Haber e a sintese da amonia, primeiro composto organico a ser sintezizado. O impacto tecnologico foi imenso assim como a ideia nao ser necessario vida para criar o organico.

3- e na tentativa de incluir na lista outras ciencias, escolheria a Téctónica de Placas, a meu ver comparavel à teoria quantica na fisica e tabela periodica da quimica.

Anónimo disse...

mariana
e legal
boas - vindas

Anónimo disse...

jame
എന്റെ ക്രമീകരണങ്ങള്‍

Anónimo disse...

EXCELENTE BLOG PARABÉNS!

Anónimo disse...

Só acrescentar a teoria quântica a bomba atômica!
( mórbido, mas relevante)

Anónimo disse...

Acho este forum excelente

Fofocas of Celebrity disse...

eu lir ele todo pq eu fiz um trabalho com ele

Anónimo disse...

usarei essas informaçoes na aula de amana sobre invençoes do seculo xx.

Anónimo disse...

Acho que a caneta bic e o saco plático deveriam estar na lista! Afinal já pensou ficar andando com tinteiro e ter que pegar as compras com sacoo de pão.

Anónimo disse...

eu nao gostei porque nao fala de quem inventou nem de que lugar foi o invento

Anónimo disse...

eu gostei muito e muito bom teoria do big bang ulalalalalaaaa fiz ate um traballho

Anónimo disse...

Ouvi tudinho!!!!Q chatisse......Tenho coisa melhor pra fazer, só falei isso, pra vc parar de escrever coisa q dá o maior sono.........Uáááááá

Anónimo disse...

Puts, tenho o atrevimento de dizer q vc precisa escrever melhor.........É big bang, orgânico, haver, necessário, física, periódica e ciência.

Anónimo disse...

Mas, pelo menos mostrou quando criou e o quê.

Anónimo disse...

Mas, pelo menos diz ae quando e o quê inventou.É melhor do que nada......

Anónimo disse...

Achei q mostraria mais coisas do século 21, mas só mostrou a última (a decifração do genoma humano). :(

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...